Inglaterra Campeã_1

Eis que mais uma Copa começa e tão contraditória quanto a discussão do vai ou não vai ter Copa é a fé da torcida inglesa. Todo o mundo é ciente, incluindo os ingleses, de que torcer para os Three Lions [ou seleção inglesa] é uma árdua tarefa. Mesmo assim a cada campeonato que a seleção participa a comoção rola solta e a esperança de que um milagre divino acontecerá e o feito de 1966 se repetirá se espalha pelo país.

Feito de 1966

Feito de 1966

Bandeiras surgem em janelas de casas e pubs.  Lojas de 1,99 e supermercados se revestem de qualquer coisa que estampam as cores branca e vermelha. Chovem convites para churrascos e eventos para ver os jogos. A venda de camisetas oficiais aumenta e a BBC nos inunda com programas sobre as glórias do passado [??] e as chances no futuro. Cálculos e probabilidades são tantos que se a pessoa der um Google com “will England win the World Cup” os resultados que aparecem contabilizam em 57,9000 – juro, só fazer o teste. A loucura é tanta que até o mais inteligente dos seres humanos, como Stephen Hawking acaba se rendendo e calcula a chance dos Three Lions no campeonato.

Entendi tamanha adoração e sofrimento quando em 2010 fizemos uma festa na nossa casa exatamente no dia do primeiro jogo da Inglaterra na Copa. Conseguimos um projetor e todos os ingleses presentes se apinharam na sala pra ver o goleiro tomar um frango absurdo e o Three Lions empatar com um apático Estados Unidos. Mesmo assim, ao final da partida apesar das piadas autodepreciativas eles estavam firmes e fortes de que haviam possibilidades de ganhar a Copa… Ainda tentei acompanhar alguns outros jogos a convite de amigos ingleses, mas não consegui ver até o final. Acho que não sou capaz de tal adoração – eles dizem que a paixão deles por futebol é maior que a nossa, pois torcer pra seleção campeã é fácil, quero ver sofrer assim e continuar fiel.

O mais estranho porém é que essa é uma fé consciente [se isso for possível]. Mesmo criando toda essa atmosfera ingleses são conscientes de que a realidade é outra e eles provavelmente serão eliminados entre as oitavas e quartas de final nos pênaltis, de forma humilhante. Mas a gente está falando de futebol, e todo mundo que gosta de futebol sabe que não existe lógica nisso tudo e que a esperança é a última que morre. Que venha a Copa e que vença o melhor [e se for o Three Lions nesse caso já tem até previsão de como a mídia britânica reagiria – vide a foto lá em cima].